quarta-feira, 25 de abril de 2012

A origem do Sobrenome Matos ou Mattos

A origem do Sobre nome Matos ou Mattos é toponímica. Foi retirado de um lugar com essa designação,na comarca de Lamego em Portugal. Provém de D.Egas Hermigas, bisneto de D.Ramiro II,Rei de Leão. D.Egas era de grande valentia e teve a alcunha de o "Bravo".Fundou o convento do Freixo e fez a quinta Mattos.Seu filho e herdeiro D.Hermígio ,Pais de matos seguiu a linhagem. Existe documentos de Paio Hermigues de matos, contemporâneo dos Reis D.Sancho II e D.Alfonso III. D.Hermigio de matos era senhor daquela quinta e tinha outras por honra. Matos ,Mattos..
  como se verifica pelas Inquirições. Na sua descendência se continuou o uso daquele apelido. As armas usadas pelos deste apelido são: De vermelho, com um pinheiro de verde, arrancado de prata, sustido por dois leões de ouro, armados e lampassados de azul, afrontados. Timbre: um leão sainete, de ouro, armado e lampassado de azul, tendo um ramo de pinheiro de verde na mão.

Manuel de Souza da Silva deixou, em louvou desta família, os seguintes versos:
O lugar de Matos tem
De Aregos no julgado
O solar assinalado
De Matos, e dele vem.
Todo o seu grêmio honrado.



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Meu Mundinho-Parte Final

Ela: Eu queria hackear seu coração.
Ele: Pra que você que hackear se você tem a senha? uii
Ela: Você nunca vai esquecer de mim ?
Ele: Só quando eu parar de de respirar.
Ele: Eu tenho um problema enorme!
Ela: Qual é ?
Ele:  - Você !
Ela:  - Como assim ?
Ele: Eu sou completamente dependente de você pra viver.
Ele: Se eu falar que quero você pra sempre comigo ?
Ela: Eu vou ti dizer que isso sempre foi o que eu mais quis ouvir.
Ele: O que queria hoje ?
Ela: Estar só!
Ele: Só ?
Ela: Só contigo.
Ela: Você largaria tudo por mim?
Ele: Não
Ela: Porque ?
Ele: Por que largar tudo significa largar você.
Ele: Eu mudei muito.
Ela: Você mudou muito mais ainda tem os mesmos olhos pelos quais me apaixonei um dia.
Ela: Vou me mudar de cidade.
Ele: Eu vou junto!
Ela: Como? Você tem sua vida aqui.
Ele: Eu tinha,mas ela vai mudar de cidade.
Ele: Eu te amo.
Ela: Então prova,grita pro mundo todo ouvir.
Ele: Sussurrou: Te amo.
Ela: Porque sussurrou ?
Ele: Por que você é o meu mundinho.

                                                            Fim

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ainda lembro


Ainda lembro-me das palavras doces que você dizia ao pé do meu ouvido...
Lembro-me do sorriso que você abria quando me via, das explicações que você dava. Quando não conseguia telefonar...
Ainda lembro-me da risada que dávamos juntos, das juras que fazíamos...
Ainda lembro-me do jeito que você me olhava dos sonhos que eu tinha com você, do amor que eu tinha pra lhe oferecer...
Ainda sinto seu perfume,
Ainda sinto o calor de sua pele, ainda sinto sua presença...
Ainda lembro-me da nossa canção.
Ainda lembro-me das vezes que você me olhava e dizia o medo que sentia de me perder...
Ainda lembro-me de quanta dedicação que eu tinha em lhe ver sorrir.
Ainda lembro-me das cartas apaixonadas, que me faziam ficar até tarde acordada...
Lembro-me das noites em claro que passei, pensando em você.
Hoje não te amo como antes,
E nem você me amava como dizia,
Ainda Lembro...


quarta-feira, 11 de abril de 2012

8 Meses sem você


Você se foi! E agora tudo o que resta são as coisas sem valor. Todos os motivos foram poucos para te manter Qualquer barreira que eu colocasse seria fraca para te deter. Juro, eu tentei... Mas descobri que meus braços eram curtos para te abraçar! Minhas mãos eram frouxas para te segurar. Queria que soubesse que me alimento das nossas lembranças. E que cada lágrima que cai dos meus olhos leva consigo a última das minhas esperanças. Olho em minha volta Parece que tudo aqui morreu Sem você o ouro virou pó. Sem você a luz do sol desapareceu. Desde a sua partida toda a alegria virou dor. Posso garantir só seu corpo consegue me aquecer. Como eu posso te provar que só ao teu lado consigo viver?!? Peço-te uma última coisa... Volta! Faço de tudo para você voltar. E se você ainda duvida vou te fazer acreditar. Por você eu furtaria o canto dos pássaros, Derreteria toda a neve do mundo. E se você ainda acha pouco, por fim, Eu faria até o planeta parar de girar. Não me deixe continuar a viver assim. Pois de todas as coisas que existem, Eu quero simplesmente Ter você de volta para mim!

sábado, 7 de abril de 2012

ANTES DE JULGAR...


Um médico entrou num hospital apressado, depois de ter sido chamado para uma cirurgia urgente. Ele respondeu à chamada imediatamente, e mal chegou trocou-se e foi direto para o bloco operatório. Pelo caminho encontrou o pai do rapaz que ia ser operado a andar para trás e para frente à espera do médico. Quando o viu, o pai gritou:
- Porque demorou este tempo todo a vir? Não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem o mínimo de sentimento e de responsabilidade?
O médico sorriu e respondeu serenamente:
- Peço-lhe desculpa, não estava no hospital e vim assim que recebi a chamada. Agora, gostaria que você se acalmasse para que eu também possa fazer o meu trabalho.
- Acalmar-me? E se o seu filho estivesse dentro do bloco operatório, você também ficaria calmo? E se o seu filho morresse o que faria? - disse o pai visivelmente agitado.
- Ficar nesse estado alterado e de nervos não vai ajudar nada, nem a si, nem a mim e muito menos ao seu filho. Prometo-lhe que farei o melhor que sei e consigo dentro das minhas capacidades, disse o médico.
- Falar assim é fácil, quando não nos diz respeito, murmurou o pai entre dentes.
Passadas algumas horas, a cirurgia terminou e o médico saiu sorridente de encontro ao pai.
- A cirurgia foi um sucesso. Conseguimos salvar o seu filho! Se tiver alguma questão pergunte à enfermeira.
Sem esperar pela resposta, o clínico prosseguiu caminho visivelmente apressado. O pai irritado dirigiu-se à enfermeira e desabafou:
- O médico é mesmo arrogante. Será que lhe custava muito ficar aqui mais uns minutos para eu lhe questionar em relação ao estado geral do meu filho?
A enfermeira, um pouco abalada e quase a chorar respondeu-lhe:
- O filho do doutor morreu ontem num acidente rodoviário. Ele estava no funeral quando o chamamos para a cirurgia do seu filho. Agora que a cirurgia terminou e o seu filho foi salvo, o doutor voltou para o funeral para prestar a última homenagem ao filho dele.

domingo, 1 de abril de 2012

Dia da Mentira


Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos. 


Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola.