terça-feira, 13 de abril de 2010

Como terminar um namoro.


Todo mundo já passou por isso. Às vezes ficam marcas no coração, às vezes a marca fica no rosto mesmo, depois de um tapa bem dado. A verdade é que fim de relacionamento é sempre um assunto traumático, não importa se você está do lado do pé ou do lado da bunda.
Estou escrevendo sobre isso porque um amigo me perguntou qual seria o melhor jeito de terminar com uma garota sem magoá-la. Não sou o cara ideal para dar dicas sobre o assunto. Uma vez eu terminei um namoro de seis meses por carta. Quando a garota me ligou para saber o que estava realmente acontecendo, eu atendi o telefone com outra voz e fingi que não era eu. “wr.mattos? Não, não… ele viajou”, resmunguei, tapando o nariz com a mão para soar como um fanho.
Não precisa me censurar porque tenho pesadelos com essa história até hoje. Sonho que a garota está do lado de fora da minha janela, gritando “wr.mattos, wr.mattos… eu sei que era você no telefone…”
Brincadeira, eu não sonho com isso. Seria impossível: eu nem lembro a cara dela.
Em outra ocasião, fui buscar a garota determinado a terminar o namoro assim que ela chegasse. Mas aí ela estava tão linda, mas tão linda… que deixei para terminar no dia seguinte.
Justamente por não ser um bom exemplo, me pergunto: será que há um modo digno de terminar um namoro? Se esta coluna fosse lida em voz alta numa sala de aula, uma garota ingênua levantaria a mão e diria “seja sincero”.
A verdade, porém, é que a realidade é diferente da vida na escola, onde as coisas fazem sentido e as respostas são (quase) sempre baseadas em fatos incontestáveis. Na vida real, ser sincero e dizer o que seu coração manda nem sempre é uma boa idéia. Por mais que você escolha as palavras certas… elas sempre soarão erradas.
O que fazer, então? Saia com sua namorada para jantar. Compre um presente e escreva um cartão com a frase “você será eternamente uma das mulheres mais importantes que passaram pela minha vida”. Se ainda assim ela não entender, diga que você vai fazer intercâmbio… no Iraque. Agora, se a sua namorada estiver muito, mas muito linda, talvez seja melhor deixar para terminar outro dia. Na manhã seguinte, por exemplo.


3 comentários:

  1. wr.mattos parabens, adorei a matéria. Essa realmente é uma duvida que sempre aparece, e quem fica com essa encrenca??? Normalmente os amigos, que são obrigados a dar conselhos que geralmente não são válidos na hora H. Mas é isso mesmo, parabens pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. wr.mattos,
    para nós mulheres terminar namoro também é difícil. Principalmente se o cara for bonzinho. Mas é preciso ter caragem para não levar o que não anda bom adiante. De toda forma, ri muito com a sua crônica. Principalmente naquela hora que você escreve mais ou menos isso: depende de que lado você está – do pé ou da b. Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. wr.mattos, eu adorei sua materia, muito engraçada. Mais eu acho que nao tem um jeito certo de terminar um namoro, as vezes vc ensaia tanto e na hora nao sao nada, eu acho que depende muito do momento em que vc esta, para as palavras sairem melhor.

    ResponderExcluir