quarta-feira, 25 de abril de 2012

A origem do Sobrenome Matos ou Mattos

A origem do Sobre nome Matos ou Mattos é toponímica. Foi retirado de um lugar com essa designação,na comarca de Lamego em Portugal. Provém de D.Egas Hermigas, bisneto de D.Ramiro II,Rei de Leão. D.Egas era de grande valentia e teve a alcunha de o "Bravo".Fundou o convento do Freixo e fez a quinta Mattos.Seu filho e herdeiro D.Hermígio ,Pais de matos seguiu a linhagem. Existe documentos de Paio Hermigues de matos, contemporâneo dos Reis D.Sancho II e D.Alfonso III. D.Hermigio de matos era senhor daquela quinta e tinha outras por honra. Matos ,Mattos..
  como se verifica pelas Inquirições. Na sua descendência se continuou o uso daquele apelido. As armas usadas pelos deste apelido são: De vermelho, com um pinheiro de verde, arrancado de prata, sustido por dois leões de ouro, armados e lampassados de azul, afrontados. Timbre: um leão sainete, de ouro, armado e lampassado de azul, tendo um ramo de pinheiro de verde na mão.

Manuel de Souza da Silva deixou, em louvou desta família, os seguintes versos:
O lugar de Matos tem
De Aregos no julgado
O solar assinalado
De Matos, e dele vem.
Todo o seu grêmio honrado.



28 comentários:

  1. Muito interessante. É importante saber quais são nossas origens. Meu nome Eny Mendes Miranda de Matos, descobri que é, absolutamente, de origem portuguesa. Parabéns ! Pode me encontrar como Celia Matos no Recanto das Letras. Abraço !

    ResponderExcluir
  2. oi tenho no meu sobrenome tbm Matos acho que somos meio parentes, kkkkkkkk. forte abraço Rita de Cassia.

    ResponderExcluir
  3. joana e raquel ficamos felizes em saber que a origem do nosso sobrenome e portuguesa,pois é um povo muito batalhador e feliz abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. Já q o sobrenome Matos foi originado por descendentes do rei do reino de leão q hj é território espanhol, não significaria q é de origem espanhola?

    ResponderExcluir
  5. Sou Matos descendente de Portugueses da região de Braga/Guimarães.Estive lá em 2008 visitando parentes e adorei Portugal.
    Emilio Matos

    ResponderExcluir
  6. sou da família Mattos também meu nome é celia rita de mattos... procuro saber mais sobre meus descendebtes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou Bruna da Silva Mattos e somos "parentes" ou sou sua "descendente" kkkkk oi "prima"

      Excluir
  7. Ola a todos e todas, meu nome é Horacio de Matos, originario de Castelões, Tondela, Viseu, residente no estrangeiro, meu avô materno foi para o Brazil nos anos 20 (tinha a minha mãe 4 anos)nunca mais niguem ouviu falar dele, chamava-se Josué de Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail: matosho@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, sou Nilson de Matos Silva, sou bisneto de família que veio para a cidade de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais em busca de Ouro por volta dos anos 10 e 20. Hoje há uma grande família que surgiu daqueles povoados no entorno de Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro. email: nilson.ufop@gmail.com. Um forte abraço para todos.

      Excluir
  8. Ola'. Sou Nelson Mattos Cano. Ate' onde pesquisei o meu Mattos veio do sertao da Bahia (Patamute') sendo que nao tenho pesquisas anteriores a isso(final do seculo 19) Quanto ao ''Cano'' foi deturpado do nome espanhol ''Cana'' com acento(til) na letra n (lendo-se ''Canha'')....

    ResponderExcluir
  9. Uhuuuuu Familia Matos !!!! somos os melhores ! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  10. sou de passos minas gerais meu pai e de capitólio mg tem algum parente nesta região

    ResponderExcluir
  11. logo vão acabar montando um clã ¬¬

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem sou Mattos de São Borja rio G do Sul,meu nome vera Maria Mattos stein

    ResponderExcluir
  13. ola sou alessandra maria de mattos e sempre tive um imenso orgulho por carregar esse sobrenome tao forte...

    ResponderExcluir
  14. haa esquecendo sou de videira sc

    ResponderExcluir
  15. Meu pai era filho único e o pai dele faleceu quando ele ainda era criança, então não sabemos muito da origem dele. Somos 12 filhos com sobrenome Matos.

    ResponderExcluir
  16. Poxa! Muito interessante, sempre tive curiosidade em relação aos meus sobrenomes e ambos são de origem portuguesa. Sou Adne Silny Barbosa de Matos, natural de Pernambuco, porém o sobrenome Matos vem do meu pai que é cearense.

    ResponderExcluir
  17. Meu sobrenomes são todos de origem portuguesa. Sou Wagner dos Santos Pereira Mattos, Sou de Bauru São paulo!

    ResponderExcluir
  18. Charles santiago de matos sou natural de agudos Wagner bauro tantos anos que não vou

    ResponderExcluir
  19. Olá meu nome é André Mattos se alguém muito rico quiser me dar herança pode mandar eu aceito um abraço a todos da nossa linhagem dos Mattos.

    ResponderExcluir
  20. MEU NOME É TEREZINHA MATTOS DE JESUS, O NOME DO PAI ERA FERNANDO RODRIGUES DE MATTOS, E MINHA MÃE MARIA AUGUSTA DE MATTOS, PROCURO UM IRMÃO POR NOME CARLOS DE MATTOS, FAZEM MAIS DE 50 ANOS QUE NÃO O VEJO, E NAO TENHO NOTICIA, (011) 2254-6572

    ResponderExcluir
  21. SOU TEREZINHA MATTOS DE JESUS, MEUS IRMÃOS, SÃO: CARLOS, JOÃO, DAVI, LUIZ, OSWALDO, CIDA, RUTHI E ANA, HA QUANDO CRIANÇA MOREI NA CIDADE DE PRESIDENTE ALVES-SP., 011 2254-6572

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Rafael de Mattos, filho de Waldomiro Vicente de Mattos, neto de Manoel Vila Nova de Gaia Mattos, que veio para o Brasil no inicio no século XIX se instalando em São Sebastião-Sp, litoral norte de São Paulo. Abraço aos parentes!

    ResponderExcluir