quarta-feira, 25 de abril de 2012

A origem do Sobrenome Matos ou Mattos

A origem do Sobre nome Matos ou Mattos é toponímica. Foi retirado de um lugar com essa designação,na comarca de Lamego em Portugal. Provém de D.Egas Hermigas, bisneto de D.Ramiro II,Rei de Leão. D.Egas era de grande valentia e teve a alcunha de o "Bravo".Fundou o convento do Freixo e fez a quinta Mattos.Seu filho e herdeiro D.Hermígio ,Pais de matos seguiu a linhagem. Existe documentos de Paio Hermigues de matos, contemporâneo dos Reis D.Sancho II e D.Alfonso III. D.Hermigio de matos era senhor daquela quinta e tinha outras por honra. Matos ,Mattos..
  como se verifica pelas Inquirições. Na sua descendência se continuou o uso daquele apelido. As armas usadas pelos deste apelido são: De vermelho, com um pinheiro de verde, arrancado de prata, sustido por dois leões de ouro, armados e lampassados de azul, afrontados. Timbre: um leão sainete, de ouro, armado e lampassado de azul, tendo um ramo de pinheiro de verde na mão.

Manuel de Souza da Silva deixou, em louvou desta família, os seguintes versos:
O lugar de Matos tem
De Aregos no julgado
O solar assinalado
De Matos, e dele vem.
Todo o seu grêmio honrado.



16 comentários:

  1. Muito interessante. É importante saber quais são nossas origens. Meu nome Eny Mendes Miranda de Matos, descobri que é, absolutamente, de origem portuguesa. Parabéns ! Pode me encontrar como Celia Matos no Recanto das Letras. Abraço !

    ResponderExcluir
  2. oi tenho no meu sobrenome tbm Matos acho que somos meio parentes, kkkkkkkk. forte abraço Rita de Cassia.

    ResponderExcluir
  3. joana e raquel ficamos felizes em saber que a origem do nosso sobrenome e portuguesa,pois é um povo muito batalhador e feliz abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. Já q o sobrenome Matos foi originado por descendentes do rei do reino de leão q hj é território espanhol, não significaria q é de origem espanhola?

    ResponderExcluir
  5. Sou Matos descendente de Portugueses da região de Braga/Guimarães.Estive lá em 2008 visitando parentes e adorei Portugal.
    Emilio Matos

    ResponderExcluir
  6. sou da família Mattos também meu nome é celia rita de mattos... procuro saber mais sobre meus descendebtes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou Bruna da Silva Mattos e somos "parentes" ou sou sua "descendente" kkkkk oi "prima"

      Excluir
  7. Ola a todos e todas, meu nome é Horacio de Matos, originario de Castelões, Tondela, Viseu, residente no estrangeiro, meu avô materno foi para o Brazil nos anos 20 (tinha a minha mãe 4 anos)nunca mais niguem ouviu falar dele, chamava-se Josué de Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail: matosho@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, sou Nilson de Matos Silva, sou bisneto de família que veio para a cidade de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais em busca de Ouro por volta dos anos 10 e 20. Hoje há uma grande família que surgiu daqueles povoados no entorno de Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro. email: nilson.ufop@gmail.com. Um forte abraço para todos.

      Excluir
  8. Ola'. Sou Nelson Mattos Cano. Ate' onde pesquisei o meu Mattos veio do sertao da Bahia (Patamute') sendo que nao tenho pesquisas anteriores a isso(final do seculo 19) Quanto ao ''Cano'' foi deturpado do nome espanhol ''Cana'' com acento(til) na letra n (lendo-se ''Canha'')....

    ResponderExcluir
  9. Uhuuuuu Familia Matos !!!! somos os melhores ! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  10. sou de passos minas gerais meu pai e de capitólio mg tem algum parente nesta região

    ResponderExcluir
  11. logo vão acabar montando um clã ¬¬

    ResponderExcluir