sexta-feira, 24 de junho de 2011

Origem da Festa Junina


Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.

Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de Junho, para nós, dia de São João.

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo António; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região as comemorações são bem acirradas - duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.

Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, passaram a acender enormes fogueiras para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, dentre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Buscando um novo rumo


Buscando um novo rumo que faça sentido nesse mundo louco com o coração partido eu...
Tomo cuidado pra que os desequilibrados não abalem minha Fé pra eu enfrentar com otimismo essa loucura...
As mulheres podem falar, mas os anjos podem voar.
Quem é de verdade sabe quem é de mentira, não menospreze o dever que a consciência te impõe. Não deixe pra depois, valorize a vida...
Resgate suas forças e se sinta bem, rompendo a sombra da próprias loucura, cuide de quem corre do seu lado e quem te quer bem essa é a coisa mais pura...
Fragmentos da realidade, estilo mundo cão tem gente que desanda por falta de opção e toda Fé que eu tenho eu to ligado que ainda é pouco os bandidos de verdade tão em Brasília tudo solto.
Eu faço da dificuldade a minha motivação,a volta por cima, vem na continuação o que se leva dessa vida é o que se vive, é o que se faz saber muito é muito pouco.
Que importa é se sentir bem, que importa é fazer o bem.

sábado, 18 de junho de 2011

É assim que me sinto!!!


Se é possível,dormir um,é acordar outro,eu não sei, mas hoje, é assim que me sinto, como o Clark Kent se sente quando veste a roupa do superman....
A força veio, com a confiança de que o sofrimento não poderia ser maior do que eu pudesse aguentar, e tolo de mim, que acreditei que morreria de amor. Ninguém morre de amor, mas de dor de estômago sim, aquela que chega a dar ânsia quando se vê aquela cena,que insiste em passar repetidas vezes pela sua memória.
Hoje, quem morre não sou eu, nem quem em mim habita, hoje quem morre é você e leva consigo todas as coisas tão mais lindas que me disse em vão,que me levaram a pensar que o céu era realmente azul; vejo hoje que humanos erram, mentem e fazem chorar, e que o que a gente sonha, é difícil encontrar. Espero que um dia, você perceba, o quanto me fez sofrer, com sua ingratidão, sua falta de amor, seu calculismo, e suas desculpas, que são só suas, não serão aceitas, mas que pelo menos ficarão no ar, como os pontos de interrogação que você deixou na minha cabeça, que com o tempo, a cada dia vão desaparecendo, como seu cheiro, sua voz e seu rosto, que nem reconheço mais.
DEDICO: a uma pessoa de São Bernardo do Campo- Batistini- SP

domingo, 12 de junho de 2011

Dia do namorado


Para você que faz meu coração sorrir...
Hoje me deu vontade de escrever...não sei o quê, mas para você...
O que eu sinto por você é inexplicável, difícil de falar, fácil e maravilhoso de sentir.
Desde que nosso caminhos se cruzaram,vi nascer em mim esse sentimento tão forte e profundo.
E a cada dia que passa, eu descubro que te amo mais...
Você torna meus dias mais alegres, quando fala comigo no celular ou está por perto.
A sua presenças é essencial na minha vida, é imprescindível em todos os meus momentos.
E quando estou longe de ti, mal posso esperar o momento de estar contigo.
Você é muito especial para mim!
Quero estar sempre ao seu lado. Que possamos estar sempre juntos escolhendo o caminho da PAZ, da confiança, e da cumplicidade.
Continue assim, sendo essa mulher sensacional que " me deixa cada dia mais apaixonado!"

FELIZ DIAS DOS NAMORADOS PRA TODOS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eu quero te contas um segredo


Eu quero te contar um segredo, não sou quem você acha que sou, meu desfasce é tão sutil que não sei como ainda não viu.
Sou o garoto dos seus sonhos, desfarçado de seu melhor amigo.
As vezes eu quero rançar essa mascara, como fiz em cachoeirinha mais não posso, porque você teria medo e fugiria de mim, então eu resolvi que era melhor viver com a mentira do que expor a minha verdade.
Isso é tão mais fácil quando estou no Blog.
Meu pai disse que há dois tipos de garotos, aqueles que você esquece, e aqueles cativam ,eu espero ser o ultimo.
Eu posso não ser o seu amado hoje, mas eu vou libera-la agora,esperando que um dia volte pra mim, porque acho que vai valer apenas a espera.

sábado, 4 de junho de 2011

Anjo te amor


Já sentiu Saudade do que ainda não aconteceu..."
um Amor Impossível?
Sentiu falta do cheiro de alguém que nunca sentiu ou chegou perto antes, ou do toque dela em seu rosto?
Sentiu a solidão indo embora quando ela apenas te da um oi?
E nem a distancia de milhares de kilometros tem importância pelo simples fato dela estar com você , seja pelo telefone,msn , cartas , ou qualquer outra forma ,sabe o que é isso tudo, É AMOR!!!
E é justamnemte o que eu sinto , sabe porque?
Porque pela primeira vez eu estou amando de verdade alguém....

quarta-feira, 1 de junho de 2011

MINHA VIZINHA É FOFOQUEIRA!


Quem nunca teve uma vizinha fofoqueira?
Que passa á vida inteira a cuidar de você!
A minha é assim vive cuidando da vida dos vizinhos!Parece uma serpente, rastejando em meio ao jardim! Um dia quase a molhei com um regador...coitada! Estava apenas cuidando de mim. Antes ficava bravo agora nem ligo, acho até engraçado!
Ter tanto trabalho só para saber mais sobre a vida de alguém seria mais fácil ela perguntar. Vou dar essa ideia a ela, quem sabe não é melhor.
Pois não é que a danada já se meteu em varias confusões, por ficar contando a vida dos vizinhos!
Uma vez , acordei assustado com tanto trabalho, e fui olhar e não é que minha vizinha estava deitada no chão!
Tinha subido no muro para espiar, pior pra ela, pois caiu na armadilha "pega vizinha", que prepararam justamente para a coitada.
Mas não adianta acho que é doença, pois ainda insiste em vigiar a vida do povo.
Não reclamando, basta quinze minutos de conversa e pronto, ela é melhor do que qualquer jornal,os fatos são relatados sem nem uma interrupção, mal respira pobrezinha!
Mas lembre-se que a vizinha deve ser uma grande amiga, nem todas são assim. Tem as que não gostam de falar e preferem escutar, tem vizinha boa e também as boas vizinhas. Para que você também possa olhar!
Mas fiquem ligados porque também existem ótimas vizinhas! mas essas não são fofoqueira! Elas gostam mesmo é de trabalhar. Mas trabalhar na sua casa é claro sempre dispostas, a ajudar o seu marido! Que como boa vizinha não consegue recusar!
E assim é a vida, um cuidando do outro, não é mesmo vizinhas?
Tem uma torneirinha pingando para a senhora arrumar!